Os primeiros nomes de Pokémon
Todos sabem que Pokémon é a abreviação de Pocket Monsters (Monstros de Bolso). Mas no início Satoshi Tajiri (presidente da Game Freak) tinha outro nome em mente quando começou a criar Red/Green. Em 1990 ele apresentou à Nintendo o nome Capsule Monsters, inspirado nas máquinas japonesas de Gachapons (aquelas máquinas que você coloca uma moeda, gira um botão e sai uma cápsula com algum brinquedo colecionável dentro). Era também uma referência ao hobby de Satoshi Tajiri, que colecionava insetos durante a infancia.
O nome Capsule Monsters, no entanto, foi recusado para evitar problemas de copyright. Satoshi então abreviou o nome para CapuMon, e depois resolveu chamar de Pocket Monsters, nome que a Nintendo finalmente aceitou. Shigeru Miyamoto, da Nintendo, se interessou pelo projeto e participou do desenvolvimento inicial, inclusive foi dele a idéia de lançar o jogo em duas versões. Por conta disso ele recebeu uma homenagem dentro dos jogos e futuramente no anime (o rival, Gary, se chama Shigeru no Japão).
Nomes betas dos Pokémons em inglês
Após o lançamento no Japão, demorou dois anos para serem lançadas as versões inglesas de Red/Green. Os nomes de alguns Pokémons da primeira geração foram divulgados durante esse tempo, mas foram mudados quando a versão inglesa foi finalizada. Alguns desses nomes são parecidos com seus nomes japoneses, enquanto outros são totalmente diferentes dos que conhecemos hoje.
Batalha contra o Professor Oak (Carvalho)
Nos jogos finais, o Professor Oak não faz muitas coisas importantes, além de apresentar o Mundo Pokémon no início do jogo e te dar o inicial. Mas ele possui um time pokémon inteiro programado dentro dos jogos, contendo Tauros, Exeggutor, Arcanine, Gyarados, e a última forma de um dos iniciais (sem ser o que você e seu rival começaram). Seus pokémons estão em níveis mais altos do que os que seu rival usa contra você no final Liga, o que indica que originalmente o Professor Oak poderia ser desafiado após derrotar a Elite 4. A batalha contra ele pode ser ativada através do Mew Glitch (usando um Pokémon com 226 de status Special), ou através de GameShark. A batalha também pode ser acessada em Pokémon Yellow.
Tipos de treinador não usados
Um tipo (ou classe)de treinador existe dentro dos jogos, mas não foi usado nas versões finais. É o "Chief" (chefe). O sprite dele é idêntico ao dos Scientists. Embora tenha sido removido, ele é mencionado por um Rocket Grunt em Celadon, e pode ser encontrado ao fazer o truque do MissingNo (tendo um travessão escrito no nome do seu treinador, no terceiro, quinto ou sétimo espaço). No entanto, ele não possui nenhum pokémon programado, diferente de Oak.
Personagem feminina
Logo nos primeiros jogos foi planejado que haveria uma personagem feminina, conforme algumas artworks antigas de Ken Sugimori sugerem (acima). Ela é parecida com a personagem Green, do mangá Pokémon Adventures (no ocidente, Green passou a ser o rival, e Blue o nome da garota). A personagem foi re-desenhada e incluída nos remakes FireRed e LeafGreen, para seguir o padrão atual de existir um personagem masculino e um feminino.
O tipo Pássaro (Bird)
O tipo pássaro era um protótipo do tipo voador (flying), que ainda existe internamente nos jogos, sendo inclusive um dos tipos do MissingNo. Provavelmente este tipo foi alterado para ficar mais natural, visto que muitos pokémons voadores não são realmente pássaros (por exemplo Charizard, Zubat, Golbat, Gyarados e Dragonite). O tipo pássaro também existe internamente em Gold/Silver/Crystal, o que não é nenhuma surpresa, visto que esses jogos foram baseados nos primeiros e precisavam manter certa compatibilidade.
Insígnias, seriam ítens?
Outra coisa que sobrou do desenvolvimento de Pokémon Green/Red foram 8 ítens não usados na versão final, que possuem os mesmos nomes das 8 insígnias. Isso indica que originalmente, as insígnias seriam ítens que poderiam ser levadas na mochila. A Boulder Badge e a Cascade Badge são as únicas que ainda tem programadas suas funções, ao usá-las numa batalha é jogado uma isca ou pedras no oponente, respectivamente (assim como nas batalhas do Safari Zone). Fora das batalhas elas também possuem estranhos efeitos: após a animação de tacar pedras, uma música de fundo diferente começa a ser tocada. O vídeo abaixo mostra, entre outros códigos, alguns efeitos da Cascade Badge:
"Surfboard" (Prancha de Surf)
Existe um ítem que permite surfar mesmo sem ter nenhum pokémon capaz disso. Provavelmente o ítem foi criado na época em que o golpe Surf ainda não tinha sido inserido no jogo. Talvez os programadores usaram este ítem para poder chegar de forma mais rápida até Cinnabar Island, e assim testar os mapas enquanto o Surf não estava pronto.
Batalhas sem pokémons
Esta é uma sobra não de Pokémon Green e Red, mas sim de Pokémon Yellow. Existem dados neste jogo, de uma situação de batalha onde o treinador está sem pokémons. Neste caso, selecionar qualquer opção além de "Run" (fugir) mostra a mensagem "Hurry, get away!" (rápido, corra!). Isso pode ser um protótipo do encontro com o Pikachu selvagem no início do jogo (quando o seu personagem ainda não tem nenhum pokémon), ou pode ser também uma referência ao anime onde se luta contra Spearows selvagens enquando o Pikachu está incapacitado. Se fosse isso, seria um indício que Yellow era para ser ainda mais parecido com o anime do que já é.
Concept Art revelada em 2006
Concept Arts são rascunhos com idéias ou sugestões para serem usadas em algum projeto. Em 2006, foi hospedado no site oficial Pokémon France uma concept art feita por Ken Sugimori nos estágios iniciais de Pokémon Green/Red:
São rascunhos que retratam as telas das batalhas e dos mapas. Repare que os status dos dois pokémons em batalha ficariam em cima deles na tela. A cidade no canto inferior direito parece ser um protótipo de Celadon (note a fonte d'água e o prédio que poderia ser o PokéMart ou a Celadon Mansion). A torre poderia ser a Cilph Co. Os betas de alguns pokémons também podem ser vistos, como o Lapras "sem orelhas", Blastoise, e outros impossíveis de indentificar.
0 .:
Postar um comentário